Milhares de desabrigados de terremoto na Itália enfrentam frio e chuva
28/10/2016 10:48 em Mundo

Centenas de italianos passaram a noite na rua, dormindo em carros ou abrigos, depois que a terra tremeu mais uma vez, na quarta-feira (26) à noite, no centro da Itália. Dois abalos, com duas horas de intervalo, de 5,5 e 6,1 na escala Richter.

Gina Marques, correspondente da RFI em Roma

O epicentro foi na província de Macerata, na região de Marche, no centro da Itália, a 10 km de profundidade. Devido à forte intensidade, os abalos foram sentidos de norte a sul do país. Não houve vítimas.

As pessoas saíram pelas ruas em pânico, pois os tremores ocorreram apenas dois meses depois do intenso terremoto de 6,2 na escala Richter que atingiu a mesma região e deixou quase 300 mortos.

Durante a noite, fortes chuvas caíram no centro da Itália, e algumas cidades ficaram sem energia elétrica, o que dificultou o trabalho das equipes de socorro.

A principal estrada da região, a Via Salaria, no trecho até Arquata del Tronto, uma das cidades mais atingidas em agosto, foi fechada por algumas horas por causa do perigo de desmoronamento das rochas montanhosas.

Milhares desabrigados

Milhares de pessoas estão desabrigadas, sendo vários idosos. Apesar do frio, os habitantes preferiram dormir em acampamentos e carros perto das próprias casas.

Segundo o chefe de Defesa Civil de Marche, Cesare Spuri, "são centenas de pessoas deslocadas". Apenas em Camerino 700 pessoas foram hospedadas em dois campos criados para emergência” disse Spuri.

Muitas cidadezinhas medievais, tipicas desta região, foram afetadas.

As inspeções continuam e as situações mais difíceis estão em Visso, Ussita, Castelsantangelo sul Nera, Muccia, Pieve Torina, San Ginesio, Camerino, Caldarola.

“Praticamente todos os municípios da área epicentral, onde houve novos desabamentos de edifícios que já sofreram com o terremoto de agosto, mas que foram declarados viáveis antes dos tremores de ontem” explicou Spuri.

Alerta de réplicas ainda mais fortes

As regiões Marche e Umbria já sofreram um terremoto em 1997. Naquela ocasião a magnitude foi de 5.8 na escala Richter e destruiu a Basílica de São Francisco na cidade de Assis.

Muitas construções que foram restauradas depois deste tremor de 19 anos atrás não resistiram aos abalos de ontem. Por exemplo, a igreja de São Salvador em Campi di Norcia não aguentou o terceiro terremoto consecutivo em quase duas décadas.

Essa igreja sofreu com os recentes tremores de agosto e ontem a noite desabou completamente. As imagens do desabamento foram transmitidas ao vivo ontem nos canais de TV da Itália.

Segundo os especialistas trata-se de um novo terremoto e não são réplicas do anterior que destruiu Amatrice e Pescara de Tronto em agosto passado. Eles alertam que poderão ocorrer réplicas ainda mais fortes.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!